Aberta chamada para Programa de Recuperação e Expansão da Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica

14 de novembro de 2023

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa que pesquisadores podem solicitar recursos para reparo emergencial de equipamentos utilizados em projetos de pesquisa vigentes, aprovados nas Chamadas Universal nº 18/2021 e/ou INCT nº 16/2014.

Interessados em recuperar um equipamento em uso na execução de um projeto vigente na UFV devem enviar uma solicitação de suplementação externa do projeto ao CNPq, por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC). Os pesquisadores devem informar o valor necessário para o reparo no campo destinado à rubrica Custeio, respeitando o limite inicialmente concedido no projeto, na rubrica capital. Vale lembrar que o valor solicitado destina-se exclusivamente à manutenção, e não à compra de novos equipamentos.

Além disso, a justificativa da solicitação deve demonstrar a relevância da manutenção do equipamento para a condução adequada do projeto. Não é necessário preencher outros campos do formulário, caso estejam disponíveis, pois serão desconsiderados.

O CNPq analisará os pedidos e poderá atendê-los se forem considerados meritórios, dependendo da disponibilidade orçamentária e financeira. O prazo para o envio da solicitação de suplementação externa é até 20 de novembro às 23h59, exclusivamente pela PICC

Não serão aceitas solicitações por outros meios ou fora do prazo estipulado. Dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail atendimento@cnpq.br, informando o número do processo vigente para o qual a suplementação está sendo solicitada.

A iniciativa integra o Programa de Recuperação e Expansão da Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica em Universidades e ICTs – Pró-Infra/FNDCT, com mediação do CNPq. A expectativa é que, até 2026, o Pró-Infra recupere e expanda a infraestrutura de pesquisa no Brasil, priorizando a constante atualização e o uso significativo de equipamentos e insumos nacionais. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico em áreas estratégicas, reduzindo as assimetrias regionais no Sistema Nacional de CT&I (SNCTI).