Seminário marca início das atividades do curso de Engenharia Física da UFV

12 de abril de 2023

Para celebrar o início das atividades do curso de Engenharia Física da UFV, ocorrerá um seminário nesta sexta-feira (14), às 10h, no auditório da Biblioteca Central do campus Viçosa. Aberto a todos os interessados, o evento terá como tema 25 anos de Engenharia Física no Brasil: novos paradigmas e desafios.

No seminário, o professor e coordenador de Pesquisa em Engenharia Nuclear Fernando M. Araújo-Moreira, do Instituto Militar de Engenharia, falará sobre as mudanças mundiais desde que foi criado e implantado o primeiro curso de Engenharia Física do Brasil, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o papel do profissional da área diante de tantos avanços tecnológicos e científicos.

Sobre o curso da UFV

O curso de Engenharia Física da UFV é baseado nas ciências básicas, principalmente Física, Matemática e Química, para possibilitar que o engenheiro utilize ciência na resolução de problemas práticos e demandas da sociedade.

As atividades do curso tiveram início neste primeiro semestre com a entrada de estudantes na Área Básica de Ingresso (ABI), em Física/Engenharia Física. Ao término do segundo semestre, o estudante deverá então optar por uma das três modalidades: Engenharia Física, Bacharelado em Física ou Licenciatura em Física. Para a Engenharia Física o número de vagas é limitado em 20. A duração média do curso é de 5 anos, sendo o prazo mínimo para conclusão 4 anos e o máximo 8 anos. A matriz curricular é composta de disciplinas comuns ao curso de bacharelado e licenciatura, além de disciplinas específicas da engenharia física. Mais detalhes podem ser obtidos no site do Departamento de Física.