e-mail: curso.laticinios.ufv@gmail.com
A Tecnologia de Alimentos fez parte do planejamento inicial da Escola Superior de Agronomia e Veterinária (ESAV), com a construção da Leiteria do Departamento de Zootecnia, que foi posteriormente demolida, no final dos anos 1960, para a construção de uma edificação que abrigava, até novembro de 2016, o Laticínios Escola, além de laboratórios e gabinetes de professores, que ainda funcionam no local.
Para atender à crescente demanda de profissionais especialistas em tecnologia de laticínios, tendo em vista que o Estado de Minas Gerais sempre foi um dos maiores produtores de leite do país, e aproveitando a expansão das Universidades Federais na década de 70, a UFV criou em 1974 e ofereceu, a partir de 1975, o primeiro curso de Tecnólogo em Laticínios do Brasil.
Em 1997, o curso foi reestruturado e passou a formar, a partir de 1998, bacharéis em Tecnologia de Laticínios. Em 2003, o curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O nome atual do curso foi sugerido pela Comissão de Avaliação para o reconhecimento, sendo os diplomas expedidos com o título de Bacharéis em Ciência e Tecnologia de Laticínios.
O Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios pode desempenhar atividades em diversas áreas, podendo atuar em controle e garantia da qualidade, pesquisa, desenvolvimento e inovação, gerência industrial e de processos, consultoria técnica, pesquisa científica Departamento de Tecnologia de Alimentos e área acadêmica, normatização e fiscalização, projetos industriais, instalações e equipamentos industriais, embalagens, higienização e análise sensorial na área de alimentos e empreendedorismo.
Coordenador: Laura Fernandes Melo Cabral
e-mail: laurafernandes@ufv.br
Telefone: (31) 3612-6752
Secretárias: Gleisiene Aparecida da Silva Rigueira / Carla Santana da Silva Castro
e-mail: gislaine@ufv.br / carla.castro@ufv.br
Telefone (secretaria): (31) 3612-6700 / 6704