Instituto Serrapilheira abre editais para jovens pesquisadores

8 de janeiro de 2024

O Instituto Serrapilheira está com duas chamadas abertas para financiar jovens cientistas brasileiros. Juntas, as iniciativas preveem investimento de, no mínimo, R$ 21 milhões, entre pagamento de bolsas e financiamento de pesquisas. O objetivo é criar condições para que os 42 pesquisadores que serão selecionados tenham recursos financeiros e autonomia na escolha dos projetos.

primeira chamada é voltada a jovens cientistas com vínculo permanente em instituições de ensino e pesquisa e com projetos nas áreas de ciências naturais, matemática e ciência da computação. O candidato deve ter doutorado concluído, estar em início de carreira e ter sido contratado pela primeira vez como docente ou pesquisador entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023.

outra chamada é destinada a cientistas negros e indígenas que pretendam fazer pós-doutorado na área de ecologia. Os interessados devem ter interesse em assumir uma posição na academia como professor ou pesquisador e não ter nenhum tipo de vínculo empregatício com instituições de ciência e tecnologia.

Os editais completos podem ser acessados no site do Serrapilheira. As inscrições vão até 25 de janeiro.