Núcleo de Inovação Tecnológica disponibiliza questionário para mapeamento de competências e infraestrutura laboratorial

11 de março de 2024

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFV (NIT.UFV) fará um mapeamento das competências e infraestrutura laboratorial dos três campi da Universidade. Para isso, está solicitando aos professores da instituição que preencham, até 31 de março, o questionário disponível no linkdocs.google.com/forms.

O objetivo é impulsionar parcerias com agentes públicos e privados por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) ou de prestação de serviços. As informações comporão um perfil de expertise de cada professor e seu interesse no atendimento às demandas da sociedade. Para facilitar o acesso e a interação entre a Universidade e a sociedade, todas as informações ficarão disponíveis em uma única plataforma, no site do NIT.UFV.

A iniciativa do Núcleo está diretamente relacionada ao projeto Integrando propriedade intelectual e empreendedorismo para a promoção da inovação tecnológica: um caminho para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais, aprovado, ano passado, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Seu objetivo é fortalecer a integração entre o NIT.UFV e os ambientes promotores de inovação da Universidade (tecnoPARQ, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev, Unidade Embrapii Fibras Florestais e Biominas Brasil) para aumentar a competitividade das empresas, bem como criar outras de base tecnológica, que executam suas atividades em Minas Gerais. O mapeamento das competências é uma das ações que ajudará a impulsionar a interação da Universidade com empresas.

Vale lembrar que a UFV ficou na 14ª posição entre os 50 maiores depositantes de patentes de invenção em 2023, de acordo com o ranking do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ela é a sexta universidade federal do país com mais depósitos e a segunda em Minas Gerais.