PEC publica edital de seleção de estudantes para Projeto Rondon

31 de outubro de 2023

Estão abertas, até 12 de novembro, as inscrições de estudantes para participação na Operação Onça Cabocla do Projeto Rondon. Serão selecionados 38 estudantes do campus Viçosa para compor três equipes da UFV.

A Operação ocorrerá no período de 11 a 28 de janeiro de 2024, tendo como centro regional omunicípio de Montes Claros (MG). Serão desenvolvidas ações dos Conjuntos A, B e C que abrangem as seguintes áreas temáticas, respectivamente: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde; Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho; e Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo.

Para participar, entre outros requisitos, o estudante deve: estar regularmente matriculado em um curso de graduação do campus Viçosa; ter cursado pelo menos a metade dos períodos previstos para o curso; e possuir coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 60%.

Além disso, é necessário participar do V Fórum Projeto Rondon da UFV, que acontecerá no dia 10 de novembro, às 13h, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal (DEF). As inscrições para o evento estão disponíveis pelo formulário eletrônico.

Todos os detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos no edital disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). Dúvidas devem ser esclarecidas no Núcleo de Apoio a Programas e Projetos de Extensão (Nape), por meio do e-mail nape@ufv.br ou pelo telefone ou WhatsApp institucional (31) 3612-2041/2042.

Sobre o Projeto
O Rondon é um projeto coordenado pelo Ministério da Defesa que visa à integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções para os problemas de comunidades carentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e ampliando o bem-estar da população.

Dentre seus objetivos estão: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Além disso, busca estimular no estudante a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Mais informações sobre o Projeto Rondon podem ser conferidas no site do Ministério da Defesa.